A Psicologia Positiva surgiu com o objetivo de ampliar a área de pesquisa e de atuação da Psicologia, até então muito focada no processo de adoecimento e de cura. Com este propósito, a Psicologia Positiva muda a pergunta de “qual é o seu problema?” para “o que funciona em sua vida?”. Esta simples mudança de foco já faz uma diferença enorme no nosso dia a dia, pois ao mudarmos o nosso olhar sobre as coisas, mudamos a própria realidade. Passamos a ter objetivos mais definidos, a sermos mais resilientes e a focarmos em nossas forças pessoais. Uma boa forma de exercitar isso é fazendo uma lista de o que funciona na sua vida. Experimente!
Isso funciona também para os relacionamentos. Quando focamos no que funciona em um relacionamento, passamos a ver as qualidades da relação e não as dificuldades enfrentadas. Esta também é uma postura importante para adotarmos com nossas equipes de trabalho, com nossos amigos e, principalmente, com nossos filhos. Fortalecemos a autoestima de nossos companheiros de jornada quando focamos no que eles fazem bem, nas qualidades positivas e não no que eles fazem de errado.
Há grandes autores e pesquisadores que produzem muitos conhecimentos importantes na área. Se quiser ler livros com embasamento científico e dicas práticas de mudança de vida, procure por Tal Ben-Shahar, Martin Seligman, Barbara L. Fredrickson, Amy Cuddy, Mihaly Csikszentmihalyi.
Aqui iremos publicar pequenos artigos baseados nas obras destes pesquisadores. No final de cada texto, a fonte será indicada para que você possa se aprofundar nos assuntos que mais lhe interessar.
Uma resposta para “Um pouco sobre a Psicologia Positiva”