Leitura inspiradora, Amor 2.0 de Barbara Fredrickson, é um livro provocador. Ao desconstruir o conceito de amor como algo seletivo e duradouro, a autora propõe que, por se tratar de uma emoção, o amor é estado momentâneo.
Momentâneo? Isto mesmo! E por ser momentâneo, exige conexão. E podemos estabelecer conexões verdadeiras até mesmo com estranhos. Opa! Mas amor não é algo que eu sinto apenas por pessoas íntimas, com quem estabeleço relações duradouras? A autora propõe que não.
Para experimentarmos o amor, precisamos da presença simultânea de três elementos:
- compartilhamento de uma ou mais emoções positivas com outra pessoa;
- sincronia entre a bioquímica e o comportamento de vocês dois;
- atenção mútua
Ou seja, sentimentos e comportamentos entram em sintonia e vocês se tornam reflexo e extensão um do outro. Abordaremos de forma mais aprofundada estes conceitos em outros posts, mas o ponto importante que destaco hoje é a necessidade de conexão.
Mensagens do tipo: “amo vc, bjs” não geram conexão. Não há contato físico, olhar, voz, toque ou sintonia. Trata-se de uma mera abstração.
Portanto, aproveite este dia para entrar em conexão verdadeira com quem você ama. Esteja verdadeiramente presente, olhe nos olhos, dedique atenção, desligue o smartphone. Afinal, o amor exige presença emocional e física. O amor exige tempo e dedicação.
O livro Amor 2.0 da Barbara Fredrickson está disponível na Amazon: Amor 2.0
Gostei da ideia dessa autora! Ela foi ao encontro das minhas reflexões sobre o amor nos últimos anos. Aprendendo muito por aqui!
CurtirCurtir