O que temos a aprender com a Mulher Maravilha – parte 2

O filme Mulher Maravilha, atualmente em cartaz nos cinemas, surpreende pelo conteúdo mitológico e histórico que se sobrepõe às cenas de ação. Filme dinâmico, mas ao mesmo tempo envolvente e provocador, desperta reflexões sobre a igualdade de gênero, o papel da mulher na Segunda Grande Guerra, a inadequação das roupas tipicamente femininas às atividades laborais, entre outros.

Contudo, a reflexão que considero mais importante na história é sobre o merecimento. Ao se surpreender com uma humanidade extremamente corrompida pela guerra, a heroína passa a repetir o discurso que ouviu entre as amazonas que a criaram: a humanidade não a merece, não merece o seu esforço. Ao longo do filme, contudo, ela consegue amadurecer este entendimento e perceber que não se trata de merecimento ou não. Suas boas ações estavam atreladas aos seus valores pessoais, ao que ela acreditava ser certo e não sobre o mérito do recebedor da ação.

Muitas vezes ao longo da nossa vida, nos vemos diante de dilemas morais relacionados ao benefício de pessoas que não consideramos merecedoras de nossos préstimos. A Mulher Maravilha então nos dá seu exemplo de que o mais importante, o fator crucial em qualquer ação é se esta é compatível com nossos valores pessoais.

Além disso, avaliar o merecimento dos outros é uma tarefa muito difícil e arriscada, pois sempre estamos diante de uma realidade fragmentada, complexa e contaminada pelo nosso próprio viés de observador. Se não temos condições de julgar o mérito dos outros, melhor deixar o nosso julgamento para avaliarmos as nossas próprias ações, superando um modelo dicotômico de vilão ou herói, e fortalecendo nossa coerência pessoal por meio do investimento de nossa energia em algo que acreditamos ser bom.

Ser íntegro e agir em conformidade com o que valorizamos, nos fornece uma confiável bússola de atuação.

Vania Moraes, psicóloga e life coach


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s