Vida financeira positiva

Para se ter uma vida com mais positividade, precisamos ter equilíbrio financeiro. Consumir de forma consciente e compatível com os nossos ganhos é fundamental ao nosso bem-estar. Contas que não fecham, consumismo exagerado e dívidas crescentes causam preocupação, ansiedade e gasto de energia psíquica.

Mas como ter equilíbrio financeiro diante de tantas opções de consumo? O primeiro passo é se organizar, analisar gastos e priorizar o que é realmente importante. Há despesas que são essenciais para a nossa qualidade de vida: habitação, saúde, transporte, educação, entre outros. Nesse caso, o que temos a fazer é escolher produtos e serviços que nos ofereçam uma boa relação custo-benefício e que caibam no nosso orçamento.

Porém a vida não são apenas necessidades vinculadas à sobrevivência. Opções de consumo que nos trazem prazer também são importantes. E aí a Psicologia nos oferece dicas de como fazer escolhas que maximizem o nosso bem estar e a nossa felicidade, tanto a curto quanto a longo prazo.

Experiências versus Bens Materiais

Em um artigo publicado no Journal of Consumer Psychology , Thomas Gilovich, Amir Kumar e Lily Jampol (2004) apresentam uma série de pesquisas que indicam que gastos com experiências (ex: viajar) trazem maior satisfação e felicidade que gastos com bens materiais (ex: comprar um carro novo). Isso acontece, entre outros motivos, porque:

  1. as experiências reforçam relações sociais (aspecto fundamental à nossa felicidade) de modo mais rápido e efetivo que bens materiais. Já reparou como conversas sobre experiências em comum facilita a aproximação entre pessoas e que conversas sobre posses pode gerar antipatias?
  2. experiências compõem uma grande parte da nossa personalidade. Boa parte do que somos, nossa identidade pessoal, diz respeito ao que fazemos ou já fizemos ao longo da vida e não aos bens que possuímos;
  3. mesmo que uma experiência não saia como programada, ela pode ser extremamente divertida, ao contrário do que geralmente acontece com a aquisição de um bem entregue com características diferentes do que foi combinado;
  4. experiências não sofrem depreciação. Uma boa lembrança não perde valor com o passar do tempo. Enquanto o seu tablet já não vale hoje o que valia no ano passado, a experiência de ter passado uma semana de férias com seus avós que já faleceram permanecerá para sempre significativa.
  5. experiências são avaliadas em si mesmas, gerando menor comparação social que os bens materiais.

Em relação a este último aspecto, os autores apresentam o seguinte exemplo: você pode estar muito satisfeito com o seu Toyota Corolla modelo básico, recém-adquirido. Contudo, sua satisfação diminui quando você compara sua recente aquisição com a versão luxo do mesmo carro. Comparar o que nós temos com o que os outros têm exerce um efeito poderoso sobre a nossa própria satisfação. É a velha história da “grama do vizinho”.

No entanto, quando se trata de experiências, a comparação fica mais difícil. Você pode comparar uma viagem de férias ao Nordeste com uma a Paris e achar que esta última lhe proporcionaria mais prazer. Será? Como afirmar que uma família que passou as férias nos Champs-Élysées se divertiu mais que uma família que passou as férias em uma pousada na beira da praia em Maceió? Difícil, pois diversos aspectos intangíveis entrariam na comparação. Mas você pode facilmente afirmar que um Audi A3 é melhor que um Fiat Palio, pois há muitos aspectos objetivos passíveis de mensuração.

Portanto, sempre que possível, reserve uma parte do seu orçamento à aquisição de experiências. Enriqueça a sua jornada, dê preferência na companhia de pessoas que multiplicarão o retorno do seu investimento.

Vania Moraes, psicóloga e life coach

Referências:
Gilovich, T., et al., A wonderful life: experiential consumption and the pursuit of happiness, Journal of Consumer Psychology (2014), http://dx.doi.org/10.1016/j.jeps.2014.08.004

  1. Pingback: 5 elementos essenciais do bem-estar « Você Mais Feliz

  2. Pingback: Felicidade e consumo « Você Mais Feliz


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s