A Psicologia Positiva é para mim?

A Psicologia Positiva é para todos. Ciência do comportamento focada em ajudar as pessoas a definirem seus propósitos de vida de modo que ela seja plena de significado, a Psicologia Positiva também se preocupa com a jornada, com o percurso percorrido até se chegar à sua meta, à sua moeda final.

Em uma sociedade excessivamente materialista como a nossa, encontrar significado e propósito na vida muitas vezes não é uma tarefa fácil. Geralmente trabalhamos naquilo que nos provê dinheiro e segurança. E não há nada de errado nisso. Contudo, uma vida plena e feliz supõe o envolvimento com algo que tenha um sentido maior, algo que nos faça pular da cama de manhã motivados e animados para darmos mais um passo. E isso não é o comum. Pelo contrário, tem sido cada vez mais uma exceção. Acordamos cedo, corremos o dia todo, nos esforçamos para cumprir nossos afazeres, mas muitas vezes fica a sensação de que estamos fazendo muito e, ao mesmo, tempo, não estamos fazendo nada de nossas vidas. Se você se sente assim, a Psicologia Positiva é para você.

Por outro lado, há aqueles que encontram sua missão, seguem em frente e se motivam, se esforçam cada dia mais, mas não param para apreciar a jornada. Não reparam nas flores do caminho. Não fazem as pausas necessárias para usufruir os pequenos prazeres da vida que alimentam a nossa alma e fazem nossa vida mais feliz. Se você está nesta correria atualmente, a Psicologia Positiva é para você também.

Se você tem metas que nunca consegue realizar, começa a fazer algo novo, mas não consegue sustentar essas mudanças ao longo do tempo, a Psicologia Positiva pode te ajudar. Ela nos mostra como promover mudanças duradouras e significativas de modo a superarmos os empecilhos mais comuns que nos mantém na mesmice cotidiana e na procrastinação.

Se você tem filhos e quer prepará-los para enfrentar os desafios da vida, a Psicologia Positiva pode lhe dar dicas poderosas. Educar não é nada fácil, mas há balizadores que podem nos orientar nesta tarefa diária.

Ansiedade, insegurança, depressão, desorganização são problemas cada dia mais comuns e que podem ser abordados sob uma perspectiva leve e prática. Falta de autoestima, perda da capacidade de sonhar, relacionamentos confusos e infelizes também podem ser transformados.

Enfim, a Psicologia Positiva é para todos nós, que somos humanos, que amamos, que sofremos, que nos alegramos, que sonhamos e que nos esforçamos para termos uma vida melhor, uma vida mais feliz.

Vania Moraes, psicóloga e life coach

4 respostas para “A Psicologia Positiva é para mim?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s