A Psicologia Positiva é para todos. Ciência do comportamento focada em ajudar as pessoas a definirem seus propósitos de vida de modo que ela seja plena de significado, a Psicologia Positiva também se preocupa com a jornada, com o percurso percorrido até se chegar à sua meta, à sua moeda final.
Em uma sociedade excessivamente materialista como a nossa, encontrar significado e propósito na vida muitas vezes não é uma tarefa fácil. Geralmente trabalhamos naquilo que nos provê dinheiro e segurança. E não há nada de errado nisso. Contudo, uma vida plena e feliz supõe o envolvimento com algo que tenha um sentido maior, algo que nos faça pular da cama de manhã motivados e animados para darmos mais um passo. E isso não é o comum. Pelo contrário, tem sido cada vez mais uma exceção. Acordamos cedo, corremos o dia todo, nos esforçamos para cumprir nossos afazeres, mas muitas vezes fica a sensação de que estamos fazendo muito e, ao mesmo, tempo, não estamos fazendo nada de nossas vidas. Se você se sente assim, a Psicologia Positiva é para você.
Por outro lado, há aqueles que encontram sua missão, seguem em frente e se motivam, se esforçam cada dia mais, mas não param para apreciar a jornada. Não reparam nas flores do caminho. Não fazem as pausas necessárias para usufruir os pequenos prazeres da vida que alimentam a nossa alma e fazem nossa vida mais feliz. Se você está nesta correria atualmente, a Psicologia Positiva é para você também.
Se você tem metas que nunca consegue realizar, começa a fazer algo novo, mas não consegue sustentar essas mudanças ao longo do tempo, a Psicologia Positiva pode te ajudar. Ela nos mostra como promover mudanças duradouras e significativas de modo a superarmos os empecilhos mais comuns que nos mantém na mesmice cotidiana e na procrastinação.
Se você tem filhos e quer prepará-los para enfrentar os desafios da vida, a Psicologia Positiva pode lhe dar dicas poderosas. Educar não é nada fácil, mas há balizadores que podem nos orientar nesta tarefa diária.
Ansiedade, insegurança, depressão, desorganização são problemas cada dia mais comuns e que podem ser abordados sob uma perspectiva leve e prática. Falta de autoestima, perda da capacidade de sonhar, relacionamentos confusos e infelizes também podem ser transformados.
Enfim, a Psicologia Positiva é para todos nós, que somos humanos, que amamos, que sofremos, que nos alegramos, que sonhamos e que nos esforçamos para termos uma vida melhor, uma vida mais feliz.
Adorei o texto! Estou nessa correria, sem tempo de refletir sobre o meu propósito de vida, mas acredito que vou achar meu sentido de novo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho certeza que sim!
CurtirCurtir
Adorei. Já ansiosa pelo próximo texto!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom, Vânia. Enriquecedor.
CurtirCurtido por 1 pessoa