Aprecie a jornada

Comentamos no post anterior sobre a importância de se ter um propósito na vida para que ela faça sentido e para que possamos nos sentir realizados. A partir de um ponto de chegada definido, estabelecemos metas e transformamos os desafios em combustível para a ação.

Ter um propósito, portanto, significa investir no futuro. E o presente, como fica? O presente é tão importante quanto. Podemos pensar na vida como uma grande viagem. Temos o nosso ponto de chegada, a nossa estação almejada, seja ela qual for. Mas enquanto trabalhamos nela, enquanto estamos alojados em nossa poltrona no trem, apreciamos as paisagens, fazemos um lanche gostoso pelo caminho e interagimos com as pessoas ao nosso lado.

Se você estiver com um cachorro no carro e abrir a janela, ele vai subir nas patas traseiras para colocar o focinho para fora. Sempre acho engraçado ver esta cena. O cachorro está lá, curtindo o passeio, sem se importar se tem trânsito, se o motorista é barbeiro, se a roupa está bonita, se o cabelo irá bagunçar com o vento. Ele aprecia a jornada. Se tiver alguém para ele latir no caminho, mais divertido fica.

E a gente? A gente tem pressa. E cada dia mais. Estamos preocupados com o futuro, com as contas a pagar, com o chefe para o qual não podemos latir, com o filho que não pára de pular no sofá, com a barriga que insiste em aumentar ao longo dos anos. Nos preocupamos o tempo todo e não apreciamos a jornada.

Se o trânsito está lento, coloque uma música boa para ouvir. Hoje não dependemos mais do rádio para ouvirmos a música que queremos na hora em que queremos. Se o chefe está no seu pé, convide um amigo divertido para tomar um café. Se o filho não pára quieto, aproveite a energia dele e se energize também, volte a ser criança por uns momentos.

Enfim, escolha atividades simples e prazerosas que façam sentido para você. Atividades que lhe tragam satisfação, conexão com as pessoas, que lhe permitam apreciar a paisagem. Se a viagem está longa e cansativa, veja como torná-la mais agradável.

Pare agora e pense em alguma coisa prazerosa que você gostaria de fazer e apenas faça! Não espere a lista de metas do Ano Novo. O presente é o momento ideal.

E, principalmente, comemore as pequenas conquistas cotidianas. Se o que você quer alcançar ainda está muito distante, faça um plano de como chegar até lá e comemore cada pequena vitória. Aprecie o que você já conquistou e seja grato a você e a todos que lhe ajudaram.

O caminho para a felicidade envolve a adoção de hábitos e comportamentos que trazem benefício agora e no futuro. Enquanto perseguimos a nossa razão de ser e de estar no mundo, precisamos ter pequenos momentos de alegria e satisfação ao longo dos dias, conciliando prazer e significado, aproveitando-se a jornada enquanto perseguimos nossas metas de vida.

São os sorrisos que conquistamos ao longo do caminho que tornarão o nosso propósito de vida ainda mais importante e significativo.

Vania Moraes, psicóloga e life coach

 

3 respostas para “Aprecie a jornada”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s