Emoções positivas contrabalançam as negativas

Dando continuidade ao estudo das emoções, neste post irei escrever sobre o equilíbrio necessário entre as emoções positivas ou negativas.

Os eventos negativos quando ocorrem tendem a receber maior atenção que os positivos. Evolutivamente, isso permitiu que estivéssemos alertas em situações ameaçadoras. Dessa forma, nosso cérebro foi desenhado de forma a nos proteger dos perigos, focando mais nossa atenção no que pode ser ruim ou hostil.

As reações corporais desencadeadas com as emoções negativas também tendem a ser mais fortes e claras. Quando sentimos medo, tristeza ou raiva, todo o nosso organismo parece ser tomado pela emoção. Assim, diante de um evento negativo, dedicamos maior atenção e experienciamos uma maior reação corporal, o que fortalece a nossa percepção negativa e a nossa memorização do acontecimento. Isto é conhecido pelos pesquisadores como o viés negativo (negative bias) das emoções.

Emoções positivas, por outro lado, são muito mais sutis e o viés negativo pode nos cegar diante das oportunidades de sentirmos emoções positivas. Quando acontece algo ruim no nosso trabalho, por exemplo, o dia todo parece marcado por aquele evento e tudo o que aconteceu de bom adquire uma tonalidade menos viva. É como se o nosso cérebro delineasse com uma caneta marca texto os eventos ruins e deixasse em segundo plano os acontecimentos positivos. Enquanto sentimos raiva com bastante vitalidade, a serenidade, a gratidão e a alegria são percebidas de forma muito mais leve e suave.

Para contrabalançar esse viés negativo, é preciso estar familiarizado com a sutileza das emoções positivas e estar com o marcador colorido a postos para assinalá-las quando elas surgirem. Mas além do uso da nossa atenção consciente diante das nossas emoções positivas, temos também uma ajuda da própria natureza. Com exceção de pessoas que vivem em situações de extrema pobreza ou em regiões de conflito, para a maioria dos seres humanos, os eventos positivos são muito mais frequentes que os negativos. Dessa forma, haveria uma compensação positiva (positive offset) do viés negativo por meio da frequência maior de eventos positivos.

Para permitir, entretanto, que um evento positivo se transforme em uma emoção positiva é preciso atenção, abertura e predisposição. Do contrário, as emoções positivas podem ser vivenciadas como “neutras”. Uma das dez emoções positivas categorizadas pela pesquisadora Barbara Fredrickson é o interesse. Se você é uma pessoa que se sente a maior parte do tempo interessada e curiosa sobre o que acontece ao seu redor, sobre a magnitude de nossa existência, você pode tender a achar que isso é algo banal. Contudo se você começar a perceber que seu interesse pela vida é de fato uma emoção positiva e que nem todo mundo se sente assim, você pode passar a valorizar essa sensação e perceber que a sua vida é repleta de emoções positivas.

Além do interesse, as outras nove emoções positivas são: amor, alegria, gratidão, serenidade, esperança, orgulho, diversão, inspiração e admiração. Veja abaixo uma tabela com as principais características de cada um delas:

Psicologia_Positiva_Emoçoes_positivas

Se você tende a prestar pouca atenção ao que acontece de positivo em seu dia a dia, um bom exercício é o diário de gratidão (você pode ler mais sobre ele aqui), um treino excelente para nos ensinarmos a focar no que acontece de bom em nossa vida, equilibrando a balança das emoções naturalmente.

Vania Moraes, psicóloga e life coach

3 respostas para “Emoções positivas contrabalançam as negativas”

  1. Olá, Vânia, ótimo texto . Muito educativo . Veja no penúltimo parágrafo, além doS interesse.

    Beijos,

    Mamãe.

    Enviado do meu iPad

    >

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s