5 princípios básicos da Felicidade

Com o advento da Psicologia Positiva, surgiram inúmeros estudos sobre a Felicidade em diversos centros de pesquisa em todo o mundo. Nesse contexto, destaca-se a obra de Martin Seligman, disponível em seus livros Aprenda a ser otimista, Felicidade autêntica e Florescer.

Neste último, Seligman associa a Felicidade há 5 componentes fundamentais para que as pessoas possam florescer, ou seja, para que elas possam funcionar de forma positiva de modo a potencializar o seu crescimento e bem estar. São eles:

  1. Emoções positivas. As emoções positivas promovem a expansão de nosso repertório de pensamentos e ações e a construção de recursos pessoais (físicos, intelectuais, sociais e psicológicos). Leia mais sobre a importância das emoções positivas aqui, aqui e aqui.
  2. Engajamento. Uma pessoa engajada é aquela que é capaz de integrar valores, sentimentos, pensamentos e ações em um todo harmonioso, surgindo uma sólida  sensação de significado. Há coerência interna e compromisso com um propósito. Uma pessoa engajada tende a fazer pleno uso de suas forças pessoais e pratica suas virtudes.
  3. Relacionamentos positivos. Funcionamos melhor quando somos apoiados por uma rede de conexões significativas. Tanto pessoas extrovertidas quando introvertidas vivenciam mais emoções positivas quando em situações sociais, mesmo que os introvertidos tirem mais proveito da solidão.
  4. Significado. Uma vida significativa implica em um senso mais profundo de realização, que surge quando empregamos nossas forças para alcançar um propósito maior que nós mesmos.
  5. Realização.  Nossas realizações dependem que nossas ações estejam alinhadas ao um objetivo. Um objetivo importante e bem definido pode influenciar altos níveis de performance. Assim, alinhar objetivos pessoais a um propósito de vida potencializa o nosso desempenho.

O florescimento (flourishing), portanto, é um estado no qual o indivíduo nutre emoções positivas em relação a vida, promove relacionamentos saudáveis, realiza o seu potencial e atinge objetivos imbuídos de propósito.

Contudo, de acordo com uma ampla pesquisa feita por Corey Keyes nos Estados Unidos, apenas 17,2% da população adulta americana está florescendo. A maioria (56,6%) possui apenas uma saúde mental moderada. Isso indica que as pessoas não estão realmente bem, felizes e realizadas, mas apenas “ok”.

E você? Como anda a sua vida? Florescendo em direção a uma vida mais feliz e cheia de propósito? Espero que sim. 🙂

Vania Moraes, psicóloga e life coach

Veja abaixo os livros Martin Seligman sobre Psicologia Positiva citados no início do texto (ao clicar sobre os nomes abaixo você será direcionado para a página da Amazon):


  1. Pingback: Necessidade de pertencer e isolamento social « Você Mais Feliz


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s