Como enfrentar o estresse sem descontar na comida

Um dos fatores que nos impulsiona a comer de forma desequilibrada é o estresse cotidiano. Além de provocar o aumento da produção do hormônio cortisol, que biologicamente atrapalha o processo de emagrecimento, o estresse ainda nos induz a comer mais e de forma pouco saudável. Quando estamos estressados a tendência é darmos preferência a alimentos doces ou gordurosos.

E por que isso acontece? Porque não aprendemos a desenvolver formas saudáveis de lidar com o estresse. Desde crianças, aprendemos a como nos comportar, a como dizer “por favor” e “obrigado”, aprendemos a ler e a escrever, história, geografia…, mas não aprendemos a lidar com as nossas emoções. Não sabemos lidar com a ansiedade, com a frustração, com o estresse, com a raiva e com o rancor. Mal sabemos lidar com o amor. Por isso, quando nossas emoções nos incomodam, utilizamos os gatilhos comportamentais que estão à nossa disposição: comer, beber, fumar, jogar, comprar, entre outros.

Esses são comportamentos que geram prazer imediato e aliviam o estresse momentaneamente. Contudo, por não agirem sobre a causa do estresse, ele continua a nos incomodar, nos induzindo a continuar comendo, bebendo, comprando, fumando…

E quais são as estratégias que efetivamente nos ajudam a lidar com o estresse e que ainda trazem benefícios à nossa saúde física e psíquica?

  1. Adquirir consciência do que está realmente acontecendo;
  2. Conhecer os nossos sentimentos mais íntimos;
  3. Entender quais necessidades pessoais precisam ser satisfeitas e como elas impactam nossas emoções;
  4. Identificar quais são os principais eventos que desencadeiam o estresse no dia a dia. Eventos positivos também podem ser fonte de estresse;
  5. Estabelecer estratégias para enfrentar os problemas, sem procrastinação ou sofrimento;
  6. Adotar hábitos saudáveis de sono, exercício físico, meditação e respiração consciente.

Mas não tente fazer tudo de uma vez, senão você provavelmente ficará estressado!! 🙂

Privilegie ações que terão os melhores resultados e que sejam mais fáceis para começar. À medida que você for percebendo diminuição no seu nível de estresse diário, reconheça e valorize suas ações e aprofunde o processo de transformação.

Fazendo pequenas mudanças, mas mantendo o processo em andamento, logo você terá uma vida menos estressante e mais feliz.

Vania Moraes, psicóloga e life coach

 

Uma resposta para “Como enfrentar o estresse sem descontar na comida”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s