Psicologia e Pandemia – Qual era o cenário anterior?

Todos nós estamos passando por diversas dificuldades emocionais durante a pandemia. Em alguns períodos ficamos melhor, em outros, nossas emoções ficam desreguladas. Para entendermos melhor o que está se passando conosco, algumas reflexões são necessárias. A primeira delas é avaliarmos qual era o cenário sociocultural em que vivíamos antes da pandemia.

Dois fenômenos que foram agravados na pandemia já estavam presentes anteriormente:

  • Já vivíamos um quadro mundial de adoecimento mental. Alertas sobre o avanço da depressão e dos casos de suicídio (sem falar na avalanche de casos de automutilação em adolescentes) em todas as faixas etárias e grupos sociais já pipocavam. Ou seja, já não estávamos tão bem assim.
  • Também já era observado uma tendência à reclusão. As redes sociais, as compras pela internet, o consumo de comidas via delivery, o internet banking, os jogos em rede, o teletrabalho, as vídeo chamadas, entre tantos outras ferramentas que nos trazem praticidade e conforto, também nos remetem a uma tendência de isolamento e de ficarmos cada vez mais em casa. Então além de não estarmos tão bem também não estávamos tão conectados quando imaginávamos.

Isso nos leva ao entendimento de que a pandemia nos encontrou em um cenário desfavorável em relação à nossa saúde mental. Já estávamos cansados, ansiosos, preguiçosos, desanimados, depressivos, assoberbados e desconectados.

As medidas de fortalecimento da saúde mental e emocional que adotarmos durante este período tão conturbado devem, portanto, ser mantidas e reforçadas quando a vida retomar à normalidade (seja lá o que isso for). Precisamos cuidar já de nossa saúde mental e precisamos fazê-lo durante toda a nossa vida, e não apenas durante momentos de crise. Precisamos estarmos sempre atentos a esse aspecto tão fundamental da nossa existência.

Precisamos também estar mais presentes em nossa própria vida. Devemos aproveitar melhor os momentos de convivência social, que serão cada vez mais raros se as tecnologias continuarem nos empurrando cada vez mais à reclusão em nossos lares. Antes da pandemia já estávamos discutindo o quanto as redes sociais e a vida virtual estavam nos afastando das pessoas que amamos.

Agora que passamos por este isolamento forçado e tão mais grave aprendemos a lição?

3 respostas para “Psicologia e Pandemia – Qual era o cenário anterior?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s